SWEDISH STEEL PRIZE 2011

Em 06/02/2018, o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) concedeu a empresa Rotary-Ax, a patente do conjunto de corte apresentado na edição de 2011 do Swedish Steel Prize pelo engenheiro e fundador da empresa, Werner Krüger D’Almeida,  promovido pela siderúrgica sueca SSAB em Estocolmo-Suécia.

Prêmio internacional, pela invenção do DISCO DE CORTE DE BASE PARA COLHEDORAS DE CANA-DE-AÇÚCAR MECANIZADA, que honra a arte de engenharia e inovação com o objetivo de reconhecer e recompensar projetos inovadores e as soluções mais criativas que utilizam aços de alta resistência.

A inovação proposta consiste em um conjunto de corte, formado basicamente por três discos de material resistente e de facas laminadas de corte, fixadas e reguladas ao conjunto de corte por meio de engrenagens, tipo cremalheira de arraste e dispositivo de travamento das facas laminadas, as quais se encontram justapostas e equidistantes nas extremidades do disco intermediário. O conjunto de corte confere um sistema prático e robusto, no qual as facas laminadas de corte dispostas substancialmente de forma tangencial em relação ao orifício central no disco intermediário, são fixadas e travadas por meio de encaixe em cavidades flexíveis dispostas na estrutura do referido disco, e movimentadas por meio de um sistema de regulagem por arraste através de engrenagens tipo cremalheiras, providas de um bocal de aperto ou soltura através de chave pito, pelos orifícios externos dispostos nas laterais dos discos laterais, sem a necessidade de desmontar o conjunto. O disco inferior e o disco superior são iguais em tamanhos e formatos. O disco intermediário também possui tamanho semelhante, porém diferencia-se dos demais, pois é especialmente projetado em material mais nobre (resistente a fadiga, efeito mola, resistência a impacto e desgaste) para acomodação das facas laminadas de corte e das referidas engrenagens de arraste e travamento.